Home > Notícias > Wilson Sons Logística investe em plataformas logísticas regionais para atingir excelência em operações

Wilson Sons Logística investe em plataformas logísticas regionais para atingir excelência em operações


A Wilson Sons Logística investe no desenvolvimento de plataformas logísticas regionais para oferecer soluções customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. Como resultado da estratégia de negócio destaca-se a parceria com a Ansell, fabricante de luvas de proteção, que alcançou um aumento de 40% em seu volume de distribuição ao mercado, além de uma diminuição de 20 dias para 24 horas do prazo de entrega (lead time), após modificações implementadas em sua cadeia logística.

O case com a empresa será apresentado durante a Expo.Logística 2013, que acontece de 09 a 11 de outubro (quarta a sexta-feira), no Rio de Janeiro. No primeiro dia do evento, a diretora comercial da Wilson Sons Logística, Miriam Korn, e o diretor da Ansell no Brasil, Marcos da Costa, apresentarão a palestra “Soluções Integradas em Comércio Exterior: alavancando novas empresas no Brasil”. Os palestrantes darão detalhes sobre a solução logística que contribuiu para o crescimento e fortalecimento das operações da Ansell no país.

Parceiros da Wilson Sons Logística há onze anos, a partir de 2010 a Ansell investiu em maquinário e contratou as operações do Centro Logístico (CL) São Paulo, em Itapevi, para realizar a armazenagem e distribuição de sua produção. Hoje, as luvas que chegam pelo Porto de Santos são nacionalizadas no porto seco EADI Santo André e seguem para o CL São Paulo, onde são feitas a carimbagem, a conferência e a gestão do estoque. Em seguida, elas são entregues aos distribuidores.

“A Ansell está entre os nossos clientes com maior abrangência operacional dentro da plataforma logística de São Paulo”, observa Miriam. “Ela busca construir soluções em conjunto com empresas especializadas e encontrou o suporte necessário para iniciar suas operações no Brasil em 2002. A confiança em nossa estrutura empresarial, somada a nossa longa experiência no setor, foi determinante para a delegação total à Wilson Sons Logística de sua operação nesses onze anos de atuação no Brasil”, conclui.

A proposta da empresa, ao desenvolver plataformas logísticas, é focar no atendimento dos principais segmentos de mercado de cada região, aproveitando a sua expertise adquirida em operações espalhadas por todo o território nacional. O diretor Thomas Rittscher III ressalta que a empresa busca entender e apresentar soluções para o que é realmente crítico naquela operação e, assim, desenvolver uma parceria de valor com seus clientes.

“Muitos operadores mantêm seu esforço na ocupação de seus ativos, mas esse não é o nosso objetivo. Buscamos compreender a cadeia logística do cliente e observá-la além de seus elos. Assim podemos apresentar soluções sustentáveis e alinhadas às expectativas de cada cliente”, explica o executivo.

Dentro do grupo, a Wilson Sons Logística tem a sua atuação voltada o desenvolvimento de soluções inteligentes traçadas em sinergia também com os demais negócios da companhia. Desse modo, é possível desenvolver projetos que envolvem mais de uma plataforma regional. Entre os ativos estratégicos do grupo, destacam-se o Tecon Rio Grande, no Rio Grande do Sul; o Tecon Salvador, na Bahia; além da Brasco, que possui duas bases de apoio ao segmento de óleo e gás no Rio de Janeiro e operações no Maranhão, na Bahia e no Espírito Santo.

Plataformas regionais – Com ativos próximos a importantes elos logísticos, como o Porto de Santos e os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, a plataforma regional Sudeste da Wilson Sons Logística conta com a Estação Aduaneira de Interior (EADI) Santo André e o Centro Logístico (CL) São Paulo.

Maior porto seco do estado de São Paulo, o EADI Santo André realiza as operações de importação, exportação e distribuição nacional, integradas a todas as demais plataformas da empresa. Há pouco mais de um ano, o local foi realfandegado e teve sua área total duplicada para 92 mil metros quadrados. Hoje, o EADI possui cerca de 75% de ocupação, absorvendo boa parte da demanda gerada pelo comércio exterior na região.

Atuando em sinergia, o CL São Paulo, em Itapevi, também atende ao fluxo logístico de indústrias, importadores, exportadores e realiza a distribuição para o mercado interno. Com uma localização estratégica, a apenas 10 km do Rodoanel e próximo a grandes centros de consumo, o CL atende a cadeia logística de forma diferenciada, oferecendo um armazém de padrão internacional, os melhores sistemas WMS e TMS de mercado, além de operações de armazenagem in house, realizadas dentro do próprio site do cliente.

O CL São Paulo registra atualmente uma taxa de ocupação de 70% no armazém. Figuram entre seus principais clientes grandes marcas como L’ Occitane, Winebrands, GE Healthcare, Ansell, Mercovino e New Wine. Só envolvendo a multinacional francesa de cosméticos, são manuseadas, em média, 540 mil produtos L’ Occitane por mês.

Já atendendo as demandas da plataforma regional Nordeste, a Wilson Sons Logística inaugurou neste ano o Centro Logístico (CL) Suape, em Pernambuco. Resultado de um investimento de R$ 7 milhões, o centro é hoje a melhor estrutura da região para operações retroportuárias e de distribuição, com soluções integradas para indústrias, embarcadores e armadores. O ativo está instalado no município de Ipojuca, a 1 km da entrada do porto de Suape, considerado atualmente um dos maiores polos de desenvolvimento do Brasil.

Atualmente, a área está passando por um processo de alfandegamento parcial, no qual a Wilson Sons Logística já foi declarada vencedora das principais etapas da licitação. A assinatura do contrato para operação do porto seco está sujeita à convocação pela Receita Federal, ainda sem data definida.

Palestras – Além da apresentação do case com a Ansell, o gerente de projetos, Thiago Vasconcelos, apresentará o tutorial “Excelência Operacional em Operações Logísticas” na Expo.Logística no dia 11 de outubro. Vasconcelos abordará métodos aplicados na busca da excelência operacional em movimentações internas, armazenagem e distribuição. As etapas vão desde o planejamento, estruturação dos processos e tecnologia, até a mensuração e análise dos resultados.

Expo.Logística 2013, de 09 a 11 de outubro (quarta a sexta-feira) – Hotel Royal Tulip (São Conrado – Rio de Janeiro)|. Case “Soluções Integradas em Comércio Exterior: alavancando novas empresas no Brasil” em 09 de outubro, das 12h40 às 13h30 |. Tutorial “Excelência Operacional em Operações Logísticas”, dia 11 de outubro, das 14h20 às 15h10.

A Wilson Sons Logística é um operador logístico que desenvolve soluções integradas, inovadoras e customizadas para toda a cadeia de suprimentos, incluindo comércio exterior. Atua com foco em segmentos, identificando desafios logísticos e desenvolvendo soluções de alta performance, com operações em todo o território nacional.

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Fonte: www.