Home > Notícias > TI é fundamental para economia de combustível nas transportadoras

TI é fundamental para economia de combustível nas transportadoras


Previsões do Governo Federal e especulações do mercado sobre a alteração nos preços de combustíveis sempre chamam a atenção de empresas que trabalham com grandes, médias e pequenas frotas, visto que o combustível é o principal insumo e impacta fortemente os custos das transportadoras.

Diante desse cenário, o investimento por parte das empresas em tecnologias da informação que permitam a elas potencializar ao máximo o consumo de combustíveis nunca foi tão importante. Graças às novas soluções que já estão disponíveis no mercado, os gestores conseguem acompanhar de perto indicadores que são chaves para que a transportadora aumente a produtividade de sua frota e ganhe em competitividade.

Os sistemas atuais têm a capacidade de gerenciar os gastos da forma mais clara e apurada possível com estimativas precisas de consumo de combustível, identificando a quantidade consumida por veículo, por motorista, por rota, entre outros. Um erro comum de frotistas na hora de economizar é preocupar-se somente com o preço na bomba, gerando uma diminuição dos custos momentânea. Utilizando esses sistemas, é possível realizar uma atuação direta nos pontos de maior consumo de combustível, planejando ações que, em longo prazo, representam uma grande diminuição dos custos reais, otimizando o uso do combustível e aumentando o retorno por litro consumido.

Além disso, as soluções contribuem para a gestão da frota como um todo, o que inclui também a manutenção de veículos e outros fatores importantes para a economia do combustível. Ao se preocupar em manter os pneus calibrados, fazer as manutenções em dia e de acordo com o manual do veículo, o frotista melhora o consumo de combustível e ainda diminui riscos de acidentes e, principalmente, auxilia na integração total das partes do veículo, dando maiores garantias de um atendimento de qualidade e de satisfação, tanto para clientes, quanto para colaboradores.

Considerando o gasto total da manutenção das frotas, o combustível pode representar até 70% dos custos, seguido de manutenção (14,5%) e pneus (12%). Os sistemas atuais oferecem painéis completos de informações que facilita a tomada de decisões, verificando qualquer tipo de anormalidade e possíveis necessidades de manutenção. Se bem utilizadas, essas tecnologias podem garantir uma economia de até 22% desses gastos com combustíveis para as empresas.

Ao utilizar tecnologias voltadas para a gestão completa de frotas, as empresas conseguem garantir estimativas precisas de consumo de combustível e acompanham de forma efetiva a manutenção de seus veículos, evitando gastos desnecessários sem perder o rendimento de suas tarefas. Com atitudes como essa, e seguindo pequenos passos, a economia de combustível pode ser razoável.

 Yubram Guevara – Analista de Negócios da Sofit

Fonte: www.logweb.com.br