Home > Notícias > Práticas das grandes empresas na cadeia de suprimentos são apresentadas no 4º Fórum de Inovação

Práticas das grandes empresas na cadeia de suprimentos são apresentadas no 4º Fórum de Inovação


O 4º Fórum de Inovação e Inteligência Empresarial teve como tema âncora “Tendências na cadeia de suprimentos” e reuniu renomados consultores e cases sobre o assunto. A iniciativa foi da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio da Diretoria de Projetos, Inovação e Inteligência e da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha.

O painel de abertura, às 8h45, contou com a apresentação de cases da Volare, Randon, Agrale, Volvo e General Motors sobre as práticas das grandes empresas na cadeia de suprimentos. A mediação foi feita pelo sócio da VE3 Consultoria e Tecnologia em Supply Chain, Carlos Eduardo Panitz.

O diretor de Negócio da Volare falou da inovação como caminho para a competitividade. Segundo ele, o Volare, lançado em 1998, é um exemplo de inovação de sistema e produto, culminando com um novo modelo de negócio. Hoje, a empresa vende mais de cinco mil unidades/ano do veículo, totalizando 50 mil unidades rodando no Brasil. “Inovação é fazer a mesma coisa de modo diferente”, afirmou.

O gerente de Compras e Logística da Fras-Le, Alfredo Lorenzoni, falou sobre as estratégias de suprimentos das Empresas Randon. Conforme explicou, o grupo espera dos fornecedores um sistema de qualidade robusto, o que significa 100% deles certificados em ISO/TS até 2016, além investimentos para sustentar o crescimento das Empresas Randon, soluções tecnológicas e inovadoras e custos competitivos.

Já o diretor de Suprimentos da Agrale, Edson Martins, afirmou que a gestão da cadeia de suprimentos da empresa requer pontualidade nas entregas, preços competitivos, qualidade assegurada, agilidade em novos desenvolvimentos e inovação constante. Segundo revelou, são aproximadamente 660 fornecedores de itens diretos.

Fundada em 1927 na Suécia, a Volvo possui operações comerciais em mais de 190 países, com 19 fábricas ao redor do mundo. Hoje emprega cerca de 115 mil funcionários. Segundo o diretor de Compras da Volvo para a América do Sul, Erodes Berbetz, a empresa tem como valores corporativos o compromisso com a qualidade, a segurança e o respeito ao meio ambiente.

O diretor de Compras da General Motors South America, Claudio Bello, disse que a pesquisa e o desenvolvimento são os motores da inovação na indústria. Ele apresentou o cenário automotivo global, brasileiro e na América do Sul. Falou ainda sobre o Programa Inovar-Auto, que chamou de quarta onda, que tem por objetivo a inovação e incorporação tecnológica, a competitividade da cadeia automotiva e a atração de investimentos.

O 4º Fórum de Inovação e Inteligência Empresarial da CIC teve como patrocinadores Diamante, a IBM e BRDE, como patrocinador Prata, a Unicred, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e SAE Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC  – http://www.cic-caxias.com.br/noticias/detalhe.asp?idNoticia=2637