Home > Notícias > O poder da logística reversa

O poder da logística reversa


Surge na atualidade à preocupação com as mercadorias já entregues, os impactos que podem causar e N preocupações, nesse mesmo cenário cria-se a logística reversa ainda de forma tímida colocando em sintonia as organizações com questões ambientais. Já somos adeptos da logística como ação que entrega na hora certa, no cliente certo, no prazo certo, porém os impactos causados pelo homem no meio ambiente através dessas mercadorias têm estimulados mudanças por parte das autoridades e das organizações que buscam a melhor forma de minimizar as agressões.

Empresas que produzem refrigerantes, por exemplo, são responsáveis pelo retorno das embalagens para o seu centro de distribuição.  As siderúrgicas usam como insumo de produção a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada tendo desenvolvido meios inovadores para a logística.

A logística reversa, apesar da sua importância, ainda não é comum em todas as empresas, muitas indústrias como a de eletrônicos, varejo e automobilística ainda estão implantando essa área e procurando aperfeiçoar sua reciclagem de produtos.Assim sendo, as corporações visam essa prática de produção mais limpa e sustentável, de forma a fazer a coleta de embalagens, equipamentos eletrônicos, buscando três finalidades: reciclagem, reprocessamento ou descarte. Entende-se como reciclagem a transformação de componentes/materiais usados para serem reincorporados na fabricação de novos produtos.

São inúmeros seus benefícios, mas o maior deles e mais relevante é o cuidado com a natureza, seja por imposiçãodo governo ou por consciência o fato é que as empresas começam a perceber que não só as autoridades prestam atenção, e sim o fator que faz a sua empresa crescer: o cliente, este hoje se torna muito mais exigente e apela para produtos que são ecológicos, ainda que seja de preço elevado em relação aos outros, mas o que elevado em consideração é a preocupação com o meio ambiente e a qualidade do produto.

O aumento das pressões da sociedade para produtos e processos ecologicamente corretos, a reciclagem ganha força e a logística reversa é um dos principais motores deste movimento, pois além de contribuir legitimamente para a redução dos impactos ao meio ambiente há um ganho de imagem para a empresa que o faz.

Desse modo as organizações que operam por meio da logística reversa, colhem frutos muito bons, pois se torna conhecida pela sua atitude de preservação e preocupação com o verde, a exemplo disso é a empresa Natura uma das principais referências nessa área é o programa de Logística Reversa, que ela realizafazendouma série de estudos e ações para monitorar o ciclo de vida das embalagens recicláveis de seus cremes, xampus e maquiagens. O projeto consiste em utilizar a logística já existente para retirar de circulação essas embalagens e materiais de divulgação já usados, para encaminhá-los à reciclagem.Uma das principais iniciativas, fruto desse programa, foi o desenvolvimento de embalagens de polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar 100% reciclável.

Em síntese a implantação da logística reversa vem atender ao público cada vez mais consciente e sensível quanto à prevenção do meio ambiente, tanto que se tornou uma das mais importantes decisões estratégicas face ao crescente ambiente de competitividade presente nas empresas modernas, que vivem em constante busca por soluções que agreguem valor perceptível aos seus consumidores finais.

Fonte: Administradores