Home > Notícias > Novas medidas devem impulsionar o comércio exterior em 2010

Novas medidas devem impulsionar o comércio exterior em 2010


Fonte: Portal Fator

A crise econômica deflagrada em 2008 prejudicou sobremaneira as exportações brasileiras no ano passado. A retração no fluxo cambial de comércio no ano passado provocou o recuo, na exportação brasileira, de 21,8% ante 2008. Foi a maior queda registrada em 60 anos.
Para impulsionar o setor, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, irá apresentar ao governo federal um plano com medidas de desoneração para exportadores. O plano foi realizado por conta da preocupação do presidente Lula em relação ao péssimo desempenho comercial do País.
As medidas de desoneração têm como objetivo dar mais fôlego aos exportadores para que possam recuperar ao longo do ano parte dos mercados perdidos em 2009. Segundo Miguel Jorge, a ideia é incluir desonerações para produtos exportados e medidas para “facilitar o fluxo de comércio”.
Para Antônio Carlos Nery, do Grupo MTN, empresa de importação e exportação sediada em Varginha, essas medidas chegam atrasadas, uma vez que a queda no setor vem sendo notada desde o início do fortalecimento do Real perante o dólar. “Medidas mais profundas deveriam ser adotadas principalmente no que tange a ‘exportação de impostos’, uma vez que nossos produtos competem no exterior ainda com uma carga tributária elevada, inclusa no custo do produto, diminuindo muito a competitividade dos produtos brasileiros perante as economias da China e Índia, para citar dois exemplos emergentes, além dos tradicionais países que compõe o G8”, completa Nery. | www.mtnbrasil.com.br