Home > Notícias > Logística no transporte de flores e plantas ornamentais

Logística no transporte de flores e plantas ornamentais


Atualmente o mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais tem se expandido a cada ano, movimentando aproximadamente R$ 4,5 bilhões ao ano, vem tendo um crescimento anual de aproximadamente 15% a 17%, e empregam 194 mil pessoas. Estes dados fazem com que produtores brasileiros aumentem cada vez mais a sua produção para atender o mercado nacional e internacional, assim exigindo da logística de transporte uma rápida e eficiente prestação de serviços.

No momento do transporte de plantas adultas e mudas no mercado nacional é preciso estudar bem a rota que o veículo ira percorrer para saber exatamente o tempo que a mercadoria ira ficar no veículo, porque seu prazo de validade é curto e deve estar de acordo com sua tolerância. O veículo de transporte também deve ser feito de material que seja um isolante térmico para não afetar sua qualidade, e fazer com que as plantas cheguem ao seu destino final em perfeito estado.

Quando as plantas adultas e mudas vão para exportação, exige um cuidado redobrado, porque ainda na produção o material obrigatoriamente passa por uma câmara fria de 10 graus Celsius, onde é feito o controle de qualidade e devem ser colocados termômetros para monitorar a temperatura durante a viagem, logo em seguida as plantas são armazenadas em um veiculo de transporte onde mantém uma temperatura de 2 graus Celsius até chegarem ao porto ou aeroporto, porém o transporte aéreo é o mais utilizado porque garante a melhor preservação, integridade e frescor do produto, devido à agilidade.

No momento em que são armazenadas no avião a temperatura vai subindo e tudo é controlado pelo computador através do termômetro que foi inserido durante o controle de qualidade. Quando o material chega ao país de destino elas devem ser armazenadas em veículos aclimatados para serem entregues na importadora, que também devem possuir uma câmara fria onde é feita uma conferência das quantidades e variedades de plantas que chegaram, e em seguida são separadas e entregues para seus clientes. No caso das mudas, assim que chega ao seu destino final, o plantio deve ser feito em um período muito curto, exigindo assim uma eficiente logística dos produtores na hora de receberem o material para realizarem o plantio no momento certo.

Em qualquer tipo de transporte de materiais devem ser feitos estudos da rota a ser percorrida para que o produto chegue ao momento certo, e também para calcular os gastos, como mão de obra, combustível, alimentação, pedágio e tarifas aéreas. Porém quando se trata de matéria viva como no caso de flores e plantas ornamentais o desafio passa a ser ainda maior, porque exige um cuidado com o fator da temperatura que deve ser rigorosamente respeitado.

No município de Vacarias em RS existe a Lazzeri, que é uma empresa de descendentes italianos que produz mudas e distribui pelo Brasil e Europa, seguindo rigorosamente todas as etapas do transporte citados acima. A Lazzeri é uma empresa que conta com uma equipe de profissionais que atua somente na área da logística, tornando ela uma empresa diferenciada das demais, por enxerga o setor da logística como um investimento.

No ramo da floricultura a maioria das empresas enxerga o setor da logística como custo e não investimento. Portanto, conclui-se que as empresas  que enxergam o setor como investimento e já contam com uma equipe competente formada na área da logística estão se destacando e crescendo a cada ano.

Fonte: www.administradores.com.br