Home > Notícias > Logística Interna

Logística Interna


Os processos dentro de uma empresa são fundamentais para se obter um fluxo logístico interno de modo que possa obter sucesso, sendo assim, garantimos o resultado final, levando as metas pré-estabelecidas no objetivo almejado.

Para identificar a logística interna, a base de qualquer estudo é fazer referências, observações, pesquisas de campo e entrevistas, verificando as necessidade de melhoria continua dos processos focando na mudança do layout, na armazenagem, identificação, endereçamento das operações.

Tanto a procura como a demanda por produtos e serviços, estão em um processo contínuo de crescimento, sendo assim as empresas tendem a manter estoques mínimos de seus produtos, com o objetivo de elevar o nível de serviços, nesse caso tornando desvantagem o aumento dos custos interno. Muitas observações podem ser feitas e com estas encontrar problemas de layout e armazenamento que causam atrasos nos processos, estas falhas precisam ser resolvidas de forma eficaz tornando eficiente o propósito de obter um bom atendimento. Dentro do tema os fatores que impactam no armazenamento e na movimentação de terminais dentro de um CD, como layout, estruturas, equipamentos para movimentação, endereçamentos e identificação, estas e outras situações podem ser visualizadas de forma clara sendo as principais deficiências e implementar as possíveis soluções para a melhoria da logística interna.

A importância de armazenar leva soluções para os problemas de materiais que possibilitam uma melhor integração entre: Suprimento-Produção-Distribuição. Assim podemos dizer que a integração da função armazenagem ao sistema logístico é um elo importante no equilíbrio do fluxo de materiais. Antes de embarcar uma mercadoria, qualquer empresa precisa processar informações, desenvolver fornecedores, acionar compras, receber e verificar materiais, embalar e movimentar produtos, estocando-os apropriadamente para preservar sua integridade. A logística interna, além de suportar as operações manufatureiras primárias, considerando as questões de custos e viabilidades econômicas, desempenha um papel importante na logística integrada (interna e externa), onde a interrupção do fluxo de materiais pode ocasionar rupturas no atendimento às demandas. Dependendo da complexidade onde está inserida a empresa manufatureira, aumenta a importância das atividades de logística interna, pois determinados ramos de negócio exigem controles mais austeros dos materiais, regulamentados por instituições certificadoras de qualidade e órgãos federais, como por exemplo: inspeção de recebimento, rastreabilidade na montagem, vida útil e controle de desgaste. Os sistemas de localização é uma ferramenta utilizada para a organização dos estoques, no entanto este precisa de outras ferramentas para garantir a fácil localização dos produtos como, por exemplo, WMS, que tem como principais funcionalidades a organização interna de um estoque.

Pôde se observar que o planejamento e a organização são peças chaves no layout, armazenagem, manuseio e movimentação, tendo a logística um papel fundamental, mostrando para o mercado um diferencial competitivo, uma logística eficiente traz redução de custos com elevação do nível de serviço e aumento da qualidade do negócio.

Por fim, dentro de qualquer área de uma empresa, seja ela interna ou externa é imprescindível que se tenha um sistema logístico bem implementado e eficaz, pois em tempos de globalização, o mercado já não espera mais por aqueles que só andam atrasados.

Por: Vanderlei Barbosa

Fonte: Administradores