Home > Notícias > Evolução e Perspectivas Supply Chain Management, Brasil-2013

Evolução e Perspectivas Supply Chain Management, Brasil-2013


Ao focarmos o tema Supply Chain Management, no Brasil, recomendo sempre a todos os colegas e profissionais ligados às estas atividades, tanto academicamente quanto profissionalmente, a distinção entre dois cenários em relação ao entendimento, grau de maturidade, histórico de projetos de implantação e consolidação do tema. Estes cenários distintos são:

“Empresas multinacionais operando filiais no Brasil, com orientação; no modelo de gestão internacional e empresas nacionais; autônomas em seus modelos e processos de gestão, onde seguramente estas apresentam maiores dificuldades e menor velocidade nos processos decisórios entre eles mudança de cultura, tratamento às resistências internas e outras tantas barreiras.”

As empresas de modo geral têm realizado esforços na busca de melhorarem seus desempenhos e resultados frente ao seu mercado competidor de atuação; aliado a busca incessante na redução de custos. Estes desafios passam necessariamente pela evolução de modelos e conceitos de gestão consagrados e reconhecidamente eficientes no panorama mundial, pois poderemos afirmar que a fase de evolução básica; a implantação de um modelo ERP foi concluída e estabilizada com muito esforço e altos investimentos.  A próxima etapa neste sentido é o modelo Supply Chain Management com seus indiscutíveis benefícios e retorno sobre os investimentos deste modelo.

“SCM é uma abordagem que exige mudanças profundas em práticas arraigadas, tanto em nível dos procedimentos internos, quanto a nível externo, no que diz respeito ao relacionamento entre os diversos participantes da cadeia.” Referência; Prof. Paulo Fernando Fleury – ILOS.

As características das empresas em seus ramos de atuação; diferem em muito no tema Supply Chain Management, manufaturas (produtos de consumo, produtos específicos, matérias primas etc), operadores logísticos, distribuidores, revendedores, varejo etc.. mas invariavelmente teremos sempre em comum;  três cenários para evoluírem no SCM:

1. Ambiente interno
2. Ambiente externo
3. Visão do Mercado

Ambiente Interno

Atividades, processos, rotinas e apuração ” focados na cadeia de valor” de resultados integrados que estão sob seu controle distribuídos nos vários departamentos e setores da empresa onde a investida para implantar o SCM devem focar tecnologias e modelos de planejamento, monitoramento da execução e obtenção de medição de desempenho, através de métricas validas,  há serem utilizados e agregados ao Ambiente externo e Visão de mercado. Assim sendo a tomada de decisões será otimizada através de simulações considerando varias alternativas em relação a demandas e capacidades de fornecimento.

Ambiente Externo

Variações de demandas, atividades, eventos, alterações macroeconômicas, novas regulamentações , planejamento de suprimentos, previsíveis ou não,  onde a somatória destes fatores podem alterar drasticamente o resultado do negocio e conduzem a complexidade do SCM. Em função deste cenário, a recomendação é estar o mais próximo possível junto aos seus fornecedores, clientes e mercados consumidores de seu negocio, onde as tecnologias SCM disponíveis são inúmeras e viáveis, para cada necessidade especifica , reduzindo os riscos e aumentando a capacidade de reação e absorção dos impactos externos do negocio. Portanto com abordagem  e tecnologia corretas esses fatores externos e complexos podem contribuir  e orientar a empresa em seus objetivos e metas estabelecidos. O ponto chave é: Colaboração máxima no ambiente externo.

Visão do mercado

Grande desafio para todos os tipos de empresas, afinal: projetar, visualizar e determinar a visão de mercado pertinente e adequada ao negocio dependem de inúmeras variáveis, tangíveis e intangíveis, mas a recomendação básica é:

1. Utilização de Benchmarking
2. Planejamento da demanda utilizando todos os recursos necessários para qualificação. (S&OP)
3. Adequação do planejamento estratégico a realidade do mercado.
4. Aumentar a visibilidade, planejar e monitorar as demandas.

Perspectivas SCM – Brasil 2013

• Maior reconhecimento e divulgação do tema Supply Chain Management.
• Melhoria na qualificação e atuação dos profissionais SCM.
• Maiores investimentos pelas empresas no tema.
• Maior número de seminários, eventos e encontros promovidos, através de institutos especializados e provedores de soluções e tecnologia.

Finalmente recomendo aos amigos leitores Logweb, um resumo da Gartner (link abaixo) sobre tendências e evolução no cenário Supply Chain Management.
http://www.gartner.com/id=2021615#f-N68762

Por: José Paulo de Macedo Soares Junior – Palestrante, Professor e Consultor SCM. Gerenciamento de projetos.
Fonte: Logweb