Home > Notícias > Armazenagem na Logística

Armazenagem na Logística


O principio de armazenar é utilizado em diversos meios tanto no cotidiano como no ramo comercial e industrial. O ato de guardar alguma coisa em determinada disposição, com certa quantidade denomina-se armazém.

Alvarenga e Novais (2000) explicam que no processo logístico, aparecem fluxos de mercadorias entre pontos diversos da rede, onde nos pontos de transição de um fluxo para o outro, entre a manufatura e transferência, ou entre a transferência e a distribuição física. Surge a necessidade de estocar o produto seja por uma permanência muito curta apenas para a triagem ou por um período longo.

Castiglioni (2010) por sua vez mostra que a armazenagem pode ser conceituada como um conjunto de atividade relacionada à função de abastecimento, a qual requer meios, métodos e técnicas adequadas, bem como instalações
apropriadas, e que tem como propósito o recebimento, a estocagem e a distribuição dos materiais.

Tratando-se da importância da armazenagem deve-se esclarecer que é uma das etapas fundamentais do processo da cadeia de suprimentos, onde a preocupação não era apenas de estocagem e sim de guardar de maneira lógica e mais eficiente evitando desperdícios financeiros e de etapas evitando um possível retrabalho.

A partir das diversas definições acima explanadas é necessário demonstrar alguns tipos de armazéns.

Armazenagem propriamente dita, consolidação e desconsolidação são descritos por Alvarenga e Novais (2010) como as principais funções de armazenagem. Sendo o primeiro usado em casos em que há necessidade ou conveniência de estocar os produtos por um tempo grande, o armazém ou depósito deve apresentar um layout e equipamentos de movimentação adequados a esse tipo de função. Na função consolidação os autores explicam ser o processo de juntar cargas parciais provenientes de origens diversas para formar carregamentos maiores e na terceira função os mesmos descrevem como o processo inverso da consolidação em que carregamentos maiores são desmembrados em pequenos lotes para serem encaminhados a destinos diferentes.

A decisão do modelo de armazém descrito acima irá depender do tipo de produto estocado.

“Os problemas e as características de um sistema de almoxarifado estão relacionados com a natureza do material movimentado e armazenado.” (DIAS, Marco Aurélio P. 2010 pg 145).

“A Administração de Estoques deverá conciliar, da melhor maneira, os objetivos dos quatro departamentos, sem prejudicar a operacionalidade da empresa assim como a definição e a execução da política de estoques. A responsabilidade dos estoques deve ficar sob um único departamento, e os outros ficam livres para dedicar-se à sua função original.” (DIAS, Marco Aurélio P. 2010 pg 16).

Em suma conclui-se que para manter um bom nível de serviço são necessárias diversas medias para se tomar as melhores decisões de modelo de armazenagem visando diminuir ao máximo as etapas desnecessárias e também o retrabalho.

Fonte: Administradores