Home > Notícias > Antilhas inova na área de Logística

Antilhas inova na área de Logística


A Antilhas, reconhecidamente líder no fornecimento de embalagens para o varejo, passou por uma série de mudanças estratégicas na composição logística. A área ganhou novos equipamentos e os processos foram aperfeiçoados para atender cada vez melhor seus 126 clientes e entregar os produtos em 12 mil pontos-de-venda no Brasil.

A tecnologia associada à logística conseguiu aumentar a capacidade operacional, sem ampliação da área de armazenagem. A empresa adquiriu três empilhadeiras retráteis equipadas com garfos telescópicos e substituiu os racks por porta-paletes, o que aumentou o espaço do estoque em aproximadamente 80%.

Todos esses investimentos agregados ao sistema de gerenciamento de armazéns já existente, conhecido como WMS (Warehouse Management System), aperfeiçoou ainda mais o controle dos estoques, localização e proporcionou mais agilidade na movimentação de materiais.

De acordo com Antônio Carlos Sanches, diretor de Supply Chain da Antilhas, a área de distribuição também passou por reestruturação. “As transportadoras já não querem mais atender pequenas demandas, preferem ser o principal operador logístico de grandes empresas. Dessa forma, reduzimos o número de transportadoras pela metade com o intuito de controlar melhor a operação e elevar o nível de qualidade das entregas”, explica o executivo.

A Antilhas avalia também a implementação de um sistema de gerenciamento de transporte, o software TMS (Transportation Management System) para aumentar o controle e a rastreabilidade das mercadorias.

Para atender a demanda com agilidade, evitar ruptura e geração de muito estoque, a empresa criou um sistema de compras online denominado JIT (Just-in-time). As redes de franquias indicam a quantidade de embalagens para seu suprimento, efetuam a compra pelo site e a Antilhas entrega prontamente as embalagens nas lojas de todo o País. O software de gerenciamento de estoques das lojas foi aperfeiçoado e agora é chamado JIT Evolution. Atualmente, 70% das vendas da empresa são realizadas pelo JIT, uma média de sete mil pedidos por mês.

“A ideia da companhia é que o pedido entre no sistema JIT e os dados estejam integrados ao WMS para alinhar as demandas, tanto das franquias quanto da produção”, detalha Claudia Sia, gerente de marketing da Antilhas.

Antilhas-Empresa 100% nacional, reconhecida no mercado pelo pioneirismo em levar inovações e soluções em embalagens para seus clientes. Há 22 anos desenvolve soluções em embalagens para mais de 12 mil pontos de venda em todas as regiões do Brasil. A unidade fabril está localizada em Santana do Parnaíba (SP) e conta com 28 mil m² de área construída, em um terreno de 40 mil m².

Desde sua fundação, a companhia investe em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e qualidade para se manter na vanguarda das novas tecnologias e tendências de mercado. Oferece a seus clientes, sempre em primeira mão, a oportunidade de sair na frente no setor em que atuam.

A empresa atende os segmentos de Cosmético, Perfumaria e Higiene Pessoal; Vestuário, Calçados e Acessórios; Alimentos e Bebidas; Papel e Papelaria; Grande varejo; Eletro-Eletrônico; Telefonia e Outros. Fabrica em papel, cartão e plástico (rígido ou flexível) produtos como cartuchos, caixas, sacolas com acabamento manual e automático, estojos e kits, envelopes, envoltórios e bobinas técnicas. Além de desenvolver e trazer de todo o mundo elementos decorativos que agregam valor à embalagem (adereços, papéis de seda, etiquetas etc).

Fonte: Portal Fator