Home > Informativos > Abril 2016 – Tirando o máximo proveito das visitas aos Fornecedores

Abril 2016 – Tirando o máximo proveito das visitas aos Fornecedores


  1. INTRODUÇÃO:

Seu relacionamento com fornecedores precisa fazer parte do seu plano estratégico, já que quase todas as empresas, sejam orientadas para produtos ou serviço, são dependentes de fornecedores. Entretanto, muitos empreendedores, donos de empresas, parecem deixar esta questão de fornecedor em segundo plano.

Provavelmente, eles pensam assim porque pensam que tudo se resume à colocação de um pedido; eles se colocam numa posição dominante com poder de explorá-la com exigências descabidas, incluindo vantagens pessoais.

O bom relacionamento não acontece assim. . . são necessários bons e confiáveis ​​fornecedores e para obtê-los; é necessário trabalhar duro na construção de um bom relacionamento, como o que a empresa busca construir com seus clientes. Ser fiel aos seus bons fornecedores é essencial para a boa saúde e crescimento do negócio.

Senão, vejamos todas as formas com as quais os fornecedores podem afetar uma empresa:

Demonstrado quão valioso e importante um fornecedor pode ser para uma empresa, não se pode dizer que por causa disso a empresa não deve ser um cliente exigente – realmente, seja apenas  justo.

Declare claramente os requisitos necessários. Mantenha seus fornecedores com acordos. Certifique-se de que eles se mantêm competitivos. Diga-lhes que você nunca espera pagar preços mais elevados do que outros compradores; e, por mais colaborativa que seja o relacionamento, haverá momentos em que será necessária a substituição de um fornecedor porque não conseguem mais suportar o crescimento e eles não podem executar para suas novas expectativas. Antes de desqualificá-los, no entanto, você pode tentar ajudá-los a mudar para manter-se com você.

VISITE-O e avalie-o, periódicamente.

 

  1. VISITAS A FORNECEDOR

“Visita” é um elemento-chave do processo de aquisição, permitindo que os profissionais de gestão da oferta melhor avaliem vários aspectos de uma corrente ou especialmente potenciais capacidades de fornecedores.

Por se tratar de um tema tão simples e corriqueiro é feito de maneira informal e desastrosa. Defina seus objetivos antes da visita e mantenha-se estritamente ao plano, mesmo que o fornecedor queira levá-lo em outras direções.

Por isso podemos contar nos dedos quantas vezes essas visitas realmente são feitas de forma objetiva (quando são feitas!); é preciso, portanto, definir um processo formal e treinar os gestores sobre como obter o máximo de tais reuniões. Devemos evitar variações não só entre empresas, mas até mesmo gerentes de compras diferentes dentro de uma empresa, especialmente se essa empresa não tenha um padrão.

Em uma edição recente da revista Inside Supply Management do Institute for Supply Management, Yuriy Yavorovskiy, um gerente de suprimentos para a DuPont em Pryor, Oklahoma, ofereceu os seguintes princípios rápidos para maximizar a eficácia das visitas a fornecedor, que consideramos válido repetir. Eles incluem:

Quem guiará a visita?  Planeje ter alguém diferente do representante de vendas que te atende para guiá-lo através de um mecanismo, porque é possível que a informação proveniente de alguém próximo a operação possa ser menos fantasiosa ou contaminada por vendas.

Começar a visita pelo início: Siga o fluxo do processo de produção para atendimento de pedido na sequência lógica: do setor de recebimento para o armazém, observando fraquezas, oportunidades de melhoria, bem como os pontos fortes e as oportunidades de referência que você pode levar para casa.

Questione, observe e ouça: Preste atenção aos quadros de avisos, gráficos e indicadores chave de desempenho, tais como qualidade, dentro do prazo de entrega incidentes, reclamações de clientes, rotatividade de estoque e de segurança. Perguntas esclarecedoras para verificar se os funcionários do fornecedor entender e se preocupam com métricas destacados e desempenho dos negócios.

Construa conexões: Novos relacionamentos vão ajudá-lo a diminuir a sua dependência do seu representante de vendas. As conexões que você faz podem ajudar a resolver problemas futuros; mais rápido e com menos dor.

Busque feedback: Não só você está tentando entender o seu fornecedor, mas você também está deixando uma impressão sobre você e sua empresa. Mostre interesse genuíno em pessoas e processos. Reconheça sucessos, busque feedback e peça ideias.

Desenvolva confiança: Desenvolva confiança e relacionamento falando sobre algo pessoal. Siga sempre o código de conduta das empresas e tenha cuidado para não enviar quaisquer sinais mistos ou dar falsas esperanças.

Repita visitas: Agora que você criou um ponto de referência, mais visitas a concorrente dos seus fornecedores pode gerar observações novas e inesperadas. De repente, você poderá ver questões pendentes ou propostas sob uma luz inteiramente nova.

Apresente suas observações: Compartilhe os resultados de suas visitas com os seus clientes internos. Qual foi a percepção da sua empresa sobre o fornecedor de acordo com suas observações? É hora de fazer alterações na sua base de fornecedores ou renegociar   contratos? O aumento de preço que seu fornecedor está pedindo se justifica? Existem quaisquer oportunidades de melhores práticas que você pode seguir?

A esta lista de senso comum acrescentaríamos que é muito importante você adicionar a outras diretrizes que você pratica quando visita o site do fornecedor.

Compartilhe seus comentários!

Não fique parado! As oportunidades ficam cada dia, mais difíceis!

Compartilhe conosco que divulgaremos (salvaguardando qualquer informação confidencial).

Se você gostou, envie-nos sua opinião!

Sugira novos temas!