Home > Cases > Sourcing Estratégico de Frete

Sourcing Estratégico de Frete


Laboratório investe na redução de  seus custos logísticos através do Sourcing Estratégico
O estudo do “case” a seguir não contém o nome ou localização da empresa, para manter o sigilo das informações. Para mais informações, entre em contato com a OMC Consultoria.

Cliente / Indústria
Laboratório com produtos sendo distribuídos em todas as regiões do Brasil.

Fato Incontestável
O transporte é um componente fundamental no sistema logístico, absorvendo cerca de dois terços do custo  logístico. Num contexto macroeconômico, também representa forte influencia; nos países desenvolvidos o transporte chega a representar uma fatia entre 9% e 10% do Produto Nacional Bruto (PNB) desses países.
O sistema de transporte também os diferencia dos países em desenvolvimento à medida que não precisam concentrar regionalmente produção e consumo, alcançam mercados distantes, reduzem custos, e entregam no prazo adequado, devido à eficiência e eficácia de seu transporte. Nesse contexto os Prestadores de Serviço Logístico (PSL), exercem importante papel. Este Case avalia a contribuição da OMC Consultoria na redução de custos logísticos de um de seus clientes.

Escopo dos serviços solicitados à OMC Consultoria
O cliente fabrica e distribui seus produtos em todas as regiões do Brasil, usando uma transportadora para consolidar os produtos de linha e promocionais, transferindo para o modal aéreo, a chegada aos distribuidores. Buscar através da metodologia de sourcing estratégico, a redução dos custos atuais.

Problemas Críticos

Objetivos

Metodologia da OMC Consultoria
Constituiu-se time multifuncional com logística, financeiro e marketing. Através da metodologia de “sourcing estratégico” após a realização da RFI e RFP, foi desenhado um modelo descentralizado de contratação baseado na segmentação de atuação das transportadoras por regiões de atendimento.
Uma região de atendimento correspondeu a um conjunto de fluxos (pares de origem-destino) a ser necessariamente operado por uma mesma transportadora. Tais regiões foram constituídas buscando um balanceamento de atratividade entre elas, respeitando as restrições de conectividade viária e de oportunidades de execução de fluxos casados.

Benefícios