Home > Cases > Localização de Facilidade

Localização de Facilidade


                                                                            

Empresa de Fertilizantes investe no estudo de Localização de Facilidade

O estudo do “case” a seguir não contém o nome ou localização da empresa, para manter o sigilo das informações. Para mais informações, entre em contato com a OMC Consultoria.

Cliente / Indústria                         

Empresa mundial de Fertilizantes com produtos sendo distribuídos em todas as regiões do Brasil, com parte de sua produção voltada para a exportação.

Fato Incontestável

As organizações estão em constantes mudanças, perante o cenário atual cada vez mais competitivo, a gestão estratégica e a gestão de custos são partes fundamentais da administração da empresa, pois com a correta utilização de seus recursos pode-se antever muitos problemas e assim antecipar soluções.

Localizar instalações ao longo de uma cadeia de suprimentos consiste numa importante decisão que dá forma, estrutura e conformidade ao sistema logístico. Normalmente os problemas de localização enquadram-se num número limitado de categorias que abrangem: a natureza dos fatores e dados logísticos, o número de instalações, o nível de agregação dos dados e o horizonte de tempo.

A localização de instalações normalmente é determinada após a análise de vários fatores entre eles, fatores geopolíticos e econômicos, sendo que a decisão por uma nova localização é dirigida por um fator mais crítico que os demais. Por exemplo, na localização de uma fábrica são preponderantes os aspectos econômicos, ao passo que no varejo a localização é determinada pelo potencial de receita de um determinado local. Localizar apenas uma instalação também é um problema consideravelmente diferente daquele de localizar diversas instalações de uma só vez.

Duas grandes transformações estão motivando as empresas a reavaliarem o paradigma da presença local. Em primeiro lugar, os serviços de transporte experimentaram um grande salto qualitativo, sendo os horários de chegada e saída mais previsíveis e confiáveis.

Segundo, o advento da tecnologia de informação reduziu o tempo associado à transmissão e processamento de informações, permitindo, além disto, monitorar continuamente os veículos e seus carregamentos. Avanços no transporte e na tecnologia de informação, além de motivações gerenciais para reduzir os níveis de estoque têm contribuído para o dimensionamento de um menor número de armazéns para atender os clientes numa determinada área de mercado.

Escopo dos serviços solicitados à OMC Consultoria

O cliente fabrica e distribui seus produtos em todas as regiões do Brasil e em parte do Mercosul e precisa que sejam estudadas as premissas adotadas pela equipe interna para a implantação de nova fábrica de fertilizantes no RS, em substituição a atual fábrica que está distante do mercado e sua produção está saturada. As premissas serão cruzadas com informações comerciais e de operações e que suportarão a tomada de decisão.

Problemas Críticos

Objetivos:

O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados propostos pela equipe interna do cliente, verificando fórmulas e parâmetros utilizados, suportados por um trabalho de campo envolvendo a área Comercial e fornecedor de fretes ferroviários. O estudo inclui a Gestão de Custos das operações.

 Metodologia da OMC Consultoria

A OMC CONSULT foi contratada para estabelecer a localização ótima de uma Unidade de Produção do cliente, com a finalidade de atender à demanda de parte da região sul e norte do estado do Rio Grande do Sul.

Os dados recebidos pela OMC permitiram a obtenção de vários cenários de distribuição espacial dos produtos, cabendo, portanto, à área de Negócios do cliente, em função do alinhamento das estratégias com o plano de negócios, selecionar o melhor cenário a fim de minimizar o custo logístico para a situação que maior aderência propicie à Organização.

A aplicação da metodologia de localização teve como objetivo principal, integrar algoritmos, levando em consideração os principais custos e a capacidade de produção dos produtos e sua distribuição pelo estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente na Região Norte do estado.

As atividades produtivas consideradas no projeto são exercidas em 3 unidades de manufatura, sendo 2 próprias e 1 terceirizada. A nova unidade produtiva a ser implementada e objeto deste estudo, foi prevista, em princípio, para iniciar suas atividades em 2012, na região norte do estado, que responde por cerca de 70 a 80% da demanda na região. Essa nova unidade estará, portanto, localizada estrategicamente, próxima às principais regiões de consumo de fertilizantes.

Este estudo também se aplica à validação de uma ferramenta que permita a melhor distribuição dos produtos e a minimização dos custos associados.

A determinação dessa nova Unidade levou em conta os seguintes fatores:

– acesso à ferrovia partindo da cidade de Rio Grande (sul do estado);

– mercado regional (volume);

– proximidade dos clientes (atendimento da demanda);

– menores custos de distribuição;

– proximidade das principais rodovias estaduais

A análise da OMC seguiu, por um lado, os seguintes critérios relativos ao índice de desenvolvimento na região: RELAÇÃO IDH-M; RELAÇÃO PIB REGIÃO e RELAÇÃO PIB AGRÍCOLA; e por outro lado, a logística de distribuição disponível nela.

Benefícios

  1. Acessibilidade aos centros consumidores

Atração Local  

  1. Redução da emissão e do consumo de combustível, contribuindo para um ambiente mais saudável;  
  2. Desenvolvimento econômico regional;
  3. Redução das distâncias de viagem;

Conclusão:

A aplicação da metodologia de localização levou em consideração os modais rodoviário e ferroviário e teve como base de dados: os custos, a capacidade de produção e os volumes envolvidos, dentro do universo de distribuição para a região sul do país, o estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente na Região Norte do estado. 

O estudo levou em consideração alguns métodos mais utilizados no processo decisório para investimento em novas instalações.

A melhor opção apontada ao cliente permitirá seu crescimento sustentado na região, corroborando com os planos da área de Negócios. A instalação da nova fábrica se justifica pelos resultados apresentados pela ferramenta OMC.

Com ela, a área de negócios do cliente pode aplicar as restrições mais viáveis, e assim selecionar um ou mais cenários que atendam a aderência ao planejamento estratégico da empresa.