Blog > Notícias > Vale terá CD de minério na Malásia

Vale terá CD de minério na Malásia


Com investimento inicial de US$ 1,4 bilhão, a Vale deu início à construção de um CD (Centro de Distribuição) de minério de ferro em Teluk Rubiah, no estado de Perak, na Malásia. A empresa estuda a possibilidade de movimentar 60 milhões de toneladas por ano para atender a demanda de indústrias siderúrgicas na região Ásia-Pacífico.

A primeira fase do projeto criará aproximadamente três mil empregos em Perak até sua conclusão, daqui a três anos. Representantes do governo local afirmam que tal empreendimento levará impulso à economia, com efeitos positivos já na fase de construção.

“O potencial para criar toda uma cultura de logística baseada na magnitude do projeto é imenso. Estamos diante de um efeito multiplicador em que a presença desse centro cria não só o apoio à logística de distribuição, mas também novas oportunidades para empresas das áreas de consumo e comercial”, disse Zambry Abdul Kadir, ministro-chefe de Perak.

Quando o centro entrar em operação, o minério de ferro será transportado do Brasil em navios VLOC (very large ore carriers, na sigla em inglês) para Teluk Rubiah – um dos poucos locais com as características geofísicas necessárias para receber esses navios, os maiores do mundo. De lá, o minério de ferro será distribuído para clientes em países da região Ásia-Pacífico, como Japão, Austrália e a própria Malásia.

Tal projeto faz parte da estratégia da Vale de investir em um sistema global integrado de produção e logística com o objetivo de elevar a capacidade da empresa de criar soluções customizadas para seus clientes, diminuindo a distância entre as minas de minério de ferro no Brasil e a crescente demanda do mercado consumidor asiático.

Fonte: Webtranspo