Home > Notícias > Portos de SC se preparam para atender demanda

Portos de SC se preparam para atender demanda


Representantes dos Portos de Itajaí e Imbituba apresentaram as ações em andamento para receber a nova geração de navios com maior capacidade e acompanhar a expansão do setor. Apesar da conjuntura atual, tanto Imbituba quanto Itajaí estimam fechar o ano com crescimento e anunciaram a linha Ásia, que inicia as operações em Itajaí no dia 15 de setembro e em Imbituba no dia 5. As informações foram apresentadas durante reunião (foto) da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), realizada nesta quarta-feira (30), em Florianópolis.

Segundo Marcelo Salles, superintendente do Porto de Itajaí, estudo da ONU mostra que as projeções de crescimento de movimentação de cargas conteinerizadas eleva de duas a três vezes o respectivo PIB do país. Por exemplo, se o índice crescer 3% ao ano, estima-se um avanço na movimentação de contêineres de 6% a 9%. Ele fez um resumo das principais obras em andamento no porto para restabelecer a capacidade da estrutura que está reduzida desde as enchentes de 2008. “O porto perdeu seu elemento básico que é berço. Não existe porto sem a capacidade de atracar navio que gere receita. Desde a enchente de 2008 até hoje o porto não tem sua instalação de atracação concluída. De 2008 a 2010 tivemos a recuperação dos berços atingidos. Em 2011 tivemos enchentes com danos em berços. De 2014 até agora estamos com os berços 3 e 4 inoperantes. Isso nos gerou um déficit muito grande”, relatou. As obras do berço 3 têm previsão de término para novembro próximo. A conclusão das obras do berço 4 estão estimadas para maio de 2018.

O presidente da Câmara, Mario Cezar de Aguiar, destacou que a movimentação de contêineres em Santa Catarina cresceu 77% entre 2010 e 2016 – passou de 952 TEUs em 2010 para 1.686 TEUs em 2016. “Santa Catarina pode ser uma plataforma logística invejável. Temos todas as condições. É uma vocação do Estado, mas, para isso, precisamos melhorar nossas condições de infraestrutura”, declarou, lembrando que os cinco portos catarinenses respondem por 19% da movimentação de contêineres do Brasil, com potencial para aumentar esse percentual.

Salles, do Porto de Itajaí, também falou sobre o novo acesso aquaviário ao complexo portuário e disse que a primeira etapa das obras possibilitará operações de navios de até 335 metros e está sendo executada pelo governo de Santa Catarina, com investimento de R$ 104 milhões e previsão de conclusão para abril de 2018. O porto busca a liberação de R$ 220 milhões para as obras da segunda etapa do projeto, que permitirá atender navios de 366 metros. Os recursos estão no Orçamento da União (PPA 2016-2019). Marcelo ressaltou ainda que há obras de dragagem em andamento para a recuperação da profundidade, que hoje está com 13 metros e em um mês e meio deve alcançar 14,5 metros.

O diretor-presidente do Porto de Imbituba, Luís Rogério Pupo Gonçalves, lembrou que o governo catarinense assumiu em dezembro de 2012 a operação. “Quando iniciou esse processo foi uma transformação complexa porque, teoricamente, saiu de uma empresa privada para uma empresa pública. Por uma série de ações está dando lucro, resultado e aumentando sua participação no mercado. É um fato. É resultado de planejamento”, afirmou, lembrando que há áreas livres para receber novos investimentos. O porto conta com três berços de atracação, pode operar com calado de 14,5 metros e o canal de acesso tem 17 metros de profundidade. As condições do porto permitem receber navios maiores que em breve começam a operar na costa brasileira.

Fonte: http://www.amanha.com.br/