Home > Notícias > Lei dos portos traz nova dinâmica ao setor portuário

Lei dos portos traz nova dinâmica ao setor portuário


Os reflexos da aplicação da nova lei e outros importantes temas do cenário portuário atual serão discutidos, durante o Santos Export 2013.

Acontece nos próximos dias 26 e 27 de agosto, em Santos (SP), o principal evento portuário do país, o Santos Export – Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos. O evento será realizado em um momento crucial para o setor: navios e cargas precisam ser liberados de forma cada vez mais eficiente, ganhos de eficiência são exigidos dos terminais, soluções logísticas demandam investimentos e ainda a ampliação da infraestrutura de acessos faz-se premente. Para analisar estas e outras questões, o Santos Export reunirá, em 2013, mais de 350 profissionais, entre eles, lideranças empresariais do setor portuário e autoridades.

“A edição deste ano terá entre seus destaques a palestra político econômica, do dia 26, com Cristiana Lobo”, adianta Fabrício Guimarães, diretor da Una Marketing de Eventos, responsável pelo fórum. A jornalista, que acompanha a política brasileira desde 1982, cobriu os governos João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso e, atualmente, comenta os bastidores de Brasília, as decisões do governo federal e as negociações com o Congresso. Entre os assuntos que domina, além da cena política, está o mercado financeiro.

“A Cristiana tem uma visão profunda da complexa situação que o País vive no momento, tanto do ponto de vista político quanto do econômico. Levar isso aos participantes do Santos Export é uma forma de oferecer uma leitura inédita do cenário atual para que possam elaborar uma análise mais completa do que será o Brasil a curto, médio e longo prazos”, diz Guimarães.

Na programação do evento, a atual dinâmica do setor portuário, trazida pela nova Lei dos portos deve, dar o tom das discussões. Os reflexos da aplicação do novo marco legal e outros importantes temas do cenário portuário também serão debatidos, tais como, a problemática dos acessos, em especial os terrestres, logística e gestão portuária.

Além da programação de debates e palestras, o evento contará com ainda com sua já tradicional missão técnica formada por empresários e agentes públicos, que este ano visitarão Jebel Ali, o principal porto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Construído em 1979, pela Dubai Ports World (estatal do Emirado de Dubai), é atualmente um dos principais complexos portuários do mundo e, desde 2004, está entre os dez maiores em movimentação de contêineres.

O Fórum Santos Export é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação, com realização da Una Marketing de Eventos e conta com o patrocínio das empresas: Anhumas Corretora de Seguros, Brasil Terminal Portuário, Concais, Ecoporto Santos, Embraport, Grupo Libra, Localfrio Logística, Marimex, Rodrimar e Santos Brasil. Apoiam o Fórum também a ABTRA, ABBTC, Associação Comercial de Santos, Porto de Santos e Praticagem.

Fonte: www.revistaportalfator.com.br