Home > Notícias > Cadeia Logística vai monitorar trajeto de caminhões em área urbana

Cadeia Logística vai monitorar trajeto de caminhões em área urbana


A implantação do projeto ‘Cadeia Logística Portuária Inteligente’ está sendo discutida entre a prefeitura, a Secretaria Nacional de Portos (SEP) e a Companhia Docas do Pará (CDP). O projeto consiste na organização e planejamento dos caminhões que utilizarão a área urbana de Santarém, oeste do Pará, após a ampliação do porto da cidade. O projeto envolve a logística de transporte e vem acompanhado de tecnologia automática para realizar o monitoramento de caminhões que circulam pela cidade.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento (Semde), Valdir Matias Jr., novas áreas da CDP serão arrendadas para a instalação de três terminais, o que deve aumentar o fluxo de carretas para o porto. “Essa ampliação se dará com o arrendamento de novas áreas. Uma área específica para grãos, uma para fertilizantes e outra para combustível. Essa ampliação do porto vai aumentar o fluxo de carretas para o porto. Então, está sendo discutida toda uma questão de acessibilidade ao porto, não impactando na mobilidade das pessoas ao longo da Santarém-Cuiabá, para não atrapalhar o tráfico municipal dos pequenos carros, dos carros médios”, explicou.

Os novos operadores que serão inseridos na área da CDP devem passar por licitação ao longo do ano para ocupação das áreas, destinadas ao três terminais. De acordo coma CDP, serão investidos mais de R$150 milhões nos terminais de grãos e fertilizantes, os quais devem gerar uma movimentação de mais de R$6 milhões por ano.

Durante reunião na tarde de quarta-feira (9), no auditório da CDP, foi realizada mais uma rodada de discussões, que iniciou em 2013, entre prefeitura, SEP e CDP, sobre a ampliação do porto público da CDP. Após definição do projeto ‘Cadeia Logística Portuária Inteligente’, deve ser criada uma portaria com toda a regulamentação, para que seja feito o processo licitatório, cujo financiamento será através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. apresentados os pré-projetos com as ampliações e adequações necessárias aos investimentos

Área de Apoio Logístico Portuário
Durante a reunião, também foi debatido sobre a ampliação da Área de Apoio Logístico Portuário (AALP), que está sendo discutida entre o Ministério da Defesa e o Comando do Exército e Secretaria Nacional de Portos, para que a área em frente ao 8º Batalhão de Engenharia Civil (8º BEC), no KM 8, possa ser repassada à Secretaria Nacional de Portos, com a gestão da CDP. A área deve ser destinada à estruturação de serviços em apoio à operação portuária do Porto de Santarém.

No espaço destinado à AALP serão construídos pátios controladores de carretas e contêineres, com estrutura frigorificada, que vai agregar os serviços que dependem de cuidados especiais. “Os caminhões deverão ficar na Área de Apoio Logístico Portuário que vai regular a entrada desses caminhões na zona urbana da cidade. Os caminhões serão com chip, informatizados, só irão entrar depois de uma autorização e terão que cumprir um trajeto que é monitorado o tempo todo por um sistema informatizado e não poderão desviar rota. Tem que ir paro porto descarregar e sair da zona urbana da cidade”, informou Matias.
De acordo com a prefeitura, no encontro de quarta-feira foram apresentados os pré-projetos com as ampliações e adequações necessárias aos investimentos. A área será alfandegada para permitir o acesso ao porto e possibilitar a redução do tempo de permanência das carretas no Porto de Santarém.

Fonte: http://portosenavios.com.br/portos-e-logistica/23732-cadeia-logistica-vai-monitorar-trajeto-de-caminhoes-em-area-urbana