Home > Notícias > Ambev foca na segurança logística

Ambev foca na segurança logística


A Ambev encerrou o ano de 2013 com investimentos na casa dos R$ 9 milhões em sistemas, ferramentas, padronizações de procedimentos e treinamentos, todos voltados à operação logística. Com isso, números da empresa dão conta de que no ano passado a quantidade de acidentes com afastamento do trabalho foi 45% menor que o registrado no mesmo período de 2012. Hoje, a Ambev contabiliza apenas um acidente com afastamento para cada 179.850 entregas realizadas.

Para atingir este índice, a companhia desenvolveu um kit didático com metodologia e conteúdo próprios, que trouxe orientações sobre as atividades críticas de logística. Para ser ainda mais assertiva no combate aos acidentes, a companhia mapeou os tipos de ocorrências mais frequentes e criou ações para evitar que aconteçam.

Entre as iniciativas, destaque para o kit de ergonomia, que evita a queda dos profissionais de caminhões e plataformas, uma vez que possuem mais pontos de apoio, auxiliando os colaboradores na subida e descida dos ativos.

Outra ação foi a adequação das mais de 800 empilhadeiras que operam nos armazéns. Hoje, todas possuem alarme e luz de ré automáticos, dois espelhos retrovisores e um dispositivo que limita a velocidade máxima a 16 km/h. Além disso, a companhia, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu um sistema para evitar casos de atropelamento por empilhadeira dentro de seus armazéns. O “Safety RFID” funciona por meio de tecnologia de identificação por rádio frequência e desabilita o acelerador quando identifica a aproximação de pedestres.

Frota

A Ambev também pensou nos motoristas autônomos que prestam serviços eventuais. Para que essa parcela de colaboradores tivesse o comportamento alinhado às orientações da empresa, a companhia decidiu estender os procedimentos de segurança a eles.

Para isso, a empresa lançou o Frota Legal, um sistema de inscrição e triagem desses profissionais. Para conseguir o cadastro, o motorista precisa estar devidamente treinado em direção defensiva e ter todos os equipamentos de segurança exigidos pela empresa e pela legislação vigente. Seu cadastro é renovado semestralmente após nova rodada de inspeções.

A Ambev atende atualmente mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o Brasil. Para isso, são utilizados mais de 6.500 veículos que fazem cerca de 113 mil viagens mensais. Quase 25 mil funcionários próprios e terceiros estão envolvidos nesta operação. A Ambev mantém uma rede de cerca de 50 empresas parceiras que prestam serviços logísticos, responsáveis pelo trabalho interno nas 44 fábricas, nos 90 centros de distribuição, além da entrega dos produtos nos pontos de venda.

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/seguranca/ambev-foca-seguranca-logistica/